Pão de ló sabe sempre bem, ora com um café, com um chá... é um bolinho simples mas bem apetecível!

Desta vez fiz a versão de chocolate e gostei bastante.

Fiz um pequeno vídeo, apesar de ser super simples de fazer.

Podem ver tudo aqui

E por aqui me fico este ano no blogue, voltando em Janeiro. A todos os que me visitam, desejos de Boas Festas dentro do possível e fiquem bem.

Um beijinho a quem continua desse lado a seguir a Ratolinha 😘





Ingredientes: 

6 ovos
200 gr. de açúcar (se forem gulosos coloquem mais um pouco)
100 gr. de farinha trigo com fermento
30 gr. de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Com a batedeira bater os ovos com o açúcar muito bem.

Juntar os secos peneirados e envolver manualmente.

Levar a cozer numa forma de buraco, untada e polvilhada com farinha, em forno pré-aquecido a 180ºC.

Fazer o teste do palito para ver se está cozido.



Mais um fim de semana quase aí e mais tempo para experimentar fazer estas filhoses...

Este ano passou a voar... aliás, acho que ainda passou mais rápido, e por isso já estamos em Dezembro novamente!

Eu adoro comer coisas fora de "época", por isso experimentei estas filhoses.

Aqui fica a receita em vídeo para quem quiser experimentar.
Podem ver tudo aqui


Ingredientes:

1 kilo de abóbora (peso crua e sem casca)
Sal, 2 paus de canela
100 gr. açúcar (quem gostar docinho aconselho a colocar mais)
11 gr. fermento em pó de padeiro
Raspa e sumo de 1 laranja grande
4 ovos grandes
2 colheres de sopa de aguardente
450 gr. de farinha sem fermento
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar as filhoses

Preparação:
Cozer a abóbora com pouquinha água (dado que ela vai largar bastante) temperada com sal e 2 paus de canela.
Depois de cozida a abóbora escorrer bem a água e reservar.

Numa taça colocar a abóbora, o açúcar, os ovos, o sumo e raspa de laranja e o fermento e com a batedeira no mínimo misturar tudo.

Juntar a farinha e a água ardente e com uma colher de pau ou à mão envolver tudo. 

Tapar com película e 1 pano e deixar levedar até dobrar de volume (de preferência em local quentinho).

Uma vez levedada, fritar colheradas de massa em óleo em temperatura branda, para que não queimem e fiquem crus por dentro.

Depois de fritos colocar em papel absorvente e passar por uma mistura de canela e açúcar ainda mornos.



Um pudim que é super rápido de se fazer e com o qual fiquei muito agradada.

Desta receita saiu mais um vídeo para verem como é fácil. Aproveitem o fim de semana de confinamento e metam as mãos no pudim 😊

Podem ver o vídeo aqui 

E se ainda não seguem o canal, façam-no e activem o sininho para receber as notificações de novos vídeos.






Ingredientes:

500 ml leite meio gordo
15 bolachas Maria
120 gr. de açúcar
5 ovos
Aroma de baunilha a gosto

Caramelo:
150 gr. de açúcar
8 colheres sopa de água

Preparação:

Caramelo:
Levar a derreter o açúcar com a água até atingir ponto de caramelo. Verter na forma, e com cuidado rodar a forma de modo a fique toda coberta com o caramelo. Deixar esfriar.

Pudim:

Colocar no liquidificador todos os ingredientes, e deixar repousar cerca de 4 a 5 minutos.
Passado esse tempo triture tudo até ficar uma massa homogénea.

Verta a massa para a forma, tape-a e leve o pudim a cozer em banho-maria (no fogão e não no forno).

Deixe cozer cerca de 1 hora a 1h10m. Faça o teste do palito.

Depois de cozido retire e deixe arrefecer. Depois de frio leve ao frigorífico de um dia para o outro ou pelo menos 8 horas.

Antes de servir retire do frio e desenforme.



Pastelinhos de feijão, nham, nham

Sabem sempre bem com um café ou chazinho, certo?
Podem ver o vídeo aqui




Ingredientes:

1 massa folhada fresca rectangular
200 gr. açúcar
2 ovos inteiros e 4 gemas
1 colher chá raspa limão
1 colher café de canela em pó
250 gr. de feijão branco cozido
100 ml água
Açúcar em pó para polvilhar
2 colheres de sopa farinha trigo com fermento

Preparação:

Untar as forminhas com margarina.
Desenrole a massa folhada e enrole-a tipo um cilindro. Corte-a em porções iguais e coloque nas forminhas com a parte cortada virada para cima.

Com os dedos (molhá-los em água para a massa não agarrar) comece por pressionar no centro da massa, e vá distribuindo a massa pelas laterais até forrar a forminha toda.

Coloque as formas no frigorífico enquanto faz a massa.

Num tachinho coloque a água e o açúcar e leve para ferver 5 minutos.

Ralar o feijão transformando-o em puré com a varinha mágica.
Transfira o puré para um recipiente, junte a calda de açúcar aos poucos e vá mexendo com a batedeira.

Junte a raspa de limão, a canela e misturar.

Coloque os ovos aos poucos mexendo entre cada adição.

Por fim e porque achei que a massa estava muito líquida coloquei 2 colheres de sopa de farinha e envolvi.

Verter o preparado para as formas e polvilhar por cima com açúcar em pó.

Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. Fazer o teste do palito para ver se estão cozidos.

Retirar e com a ajuda de uma faca passar à volta da forma para ajudar a desenformar. Coloque-os sobre uma rede para arrefecer na totalidade.
Uma vez frios polvilhe com açúcar em pó.




Quem não gosta de um quadradinho de brownie? 

Tão fácil de fazer e tão delicioso! Fiz o passo-a-passo para verem que falo verdade 😃

Podem ver o vídeo aqui 

Aproveitem o confinamento do fim de semana para meter as mãos na massa.



Ingredientes:

200 gr. de chocolate de culinária
100 gr. de manteiga (usei com sal)
100 gr. de açúcar branco
100 gr. de açúcar mascavado (usei amarelo)
3 ovos
1 colher chá aroma baunilha
2 colheres de sopa de cacau em pó
130 gr. farinha trigo com fermento

Preparação:

Usei tabuleiro de 20 cm por 30 cm.

Num tacho levar a derreter o chocolate partido e a manteiga em temperatura baixa.

Uma vez derretido transferir para um recipiente e juntar os açúcares. Mexer com um batedor de ovos.

Adicionar os ovos um a um mexendo entre cada adição. Colocar o aroma de baunilha e envolver.

Por fim juntar a farinha e o cacau peneirados envolvendo na massa.

Forrar um tabuleiro 20x30 cm (se quiserem que fique mais alto aconselho a usar 20x20cm) com papel vegetal e verter a massa.

Levar a cozer cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC (fazer sempre o teste do palito).

Retirar depois de cozido, deixar arrefecer e partir aos quadradinhos.


O que dizer deste franguinho?

Que fica uma delícia! Dá um pouco de trabalho a preparar mas depois forno com ele, e é só aguardar.
Usei algumas ervas mas podem usar mais se quiserem.

Gostei muito do resultado final.
Assei uma batatinha numa assadeira à parte.






Ingredientes:

1 frango
4 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher sopa de tomilho limão seco
Alecrim fresco-1 raminho 
4 dentes de alho ralados
Sal
Pimenta preta
************
1 malagueta
1/2 cebola pequena
1/2 limão
1 raminho de alecrim fresco
3 dentes de alho
1 copo grande de vinho branco

Preparação:

Lavar e secar o frango aparando as gorduras maiores.
Colocar o frango na assadeira.

Juntar as ervas (orégãos, tomilho e alecrim), alhos, sal e pimenta à manteiga misturando tudo.

Pegar em metade deste preparado e enfiar debaixo da pele do frango no peito e coxas, deixando o resto para colocar em cima do frango.

Dentro do frango colocar a cebola, o limão, 3 dentes de alho, malagueta e um raminho alecrim.

Colocar o vinho na assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 200/220ºC durante cerca de 1:30h. 


Castanhinhas quentes e boas! Quem não gosta? 

Por acaso conheço quem dispense de as comer, mas eu gosto. Costumo fazer assadas com erva doce, pois acho que ficam muito boas. Fiz um pequenino vídeo que podem ver aqui


Ingredientes:

500 gr. de castanhas
1 colher chá erva doce em pó
Sal grosso
Água

Preparação:

Começar por dar um golpe nas castanhas.
Colocá-las num recipiente e cobrir com água.

Colocar um punhado de sal, a erva doce e misturar. Reservar cerca de 30 minutos.

Passado esse tempo colocar numa travessa e meter mais sal envolvendo-as.

Levar a assar em forno pré-aquecido a 200ºC. A meio da cozedura dar uma mexedela nas castanhas.

Depois de assadas (experimente uma), colocar as castanhas dentro de um pano numa bacia. Envolva-as completamente no pano e deixar repousar 15 minutos. Assim o vapor que elas vão largar facilitará a descascar a casca.
Passado esse tempo estão prontas a comer!