Antes demais, quero começar por agradecer ao meu glutão (marido), como eu lhe chamo, pois é ele que devora a maior parte dos meus doces, e que tem a feliz sorte de não engordar (gostava de ser assim...). E que também se dispõe a experimentar as minhas experiências culinárias, coisas que nunca tinha feito, como esta pavlova e que resolvi experimentar, assim como outras comidinhas.

Já andava de olho nesta receita desde que vi a Nigella Lawson num programa da Sic Mulher a fazê-la. Se quiserem ver o vídeo da confecção da pavlova, podem vê-lo
aqui.
Fica uma sobremesa divinal, na minha oipnião.
Nota: Cresce ao cozer, ou seja o diâmetro inicial aumenta.


Depois de sair do forno já fria:
Antes de ir ao forno:

Ingredientes:
Para a base de merengue:
6 claras
300 gr. de açúcar
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de vinagre vinho branco
50 gr. de chocolate preto de boa qualidade
Para a cobertura:
Morangos
200 ml de natas
2 colheres sopa açúcar em pó


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.


Comece por bater as claras em castelo. Quando as claras estiverem espumosas, adicione o açúcar mas uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater até se dissolver por completo.

Espalhe o cacau em pó, o vinagre e o chocolate picado em pedacinhos.
Envolva tudo com cuidado até estar bem ligado com uma colher de pau.
Num tabuleiro de forno ponha uma folha de papel vegetal, desenhe um círculo com aproximadamente 23 cm de diâmetro, pode fazer isto pondo uma forma ou prato e com um lápis desenhar um círculo à sua volta. Unte com margarina o papel vegetal.

Espalhe o merengue dentro desse círculo, como se vê na foto.
Coloque no forno e imediatamente baixe a temperatura para os 150ºC.


Coza durante 1 hora a 1h15. Este demorou cerca de 1h e 10 minutos.
Decorrido esse tempo desligue o forno, entreabra a porta e deixe a pavlova arrefecer completamente lá dentro. Ela vai abater como se vê na foto, mas é mesmo assim. Fica estaladiça por fora e macia por dentro.
Enquanto arrefece, bata as natas e junte as 2 colheres de sopa de açúcar em pó. Leve ao frigorífico enquanto a pavlova arrefece totalmente.
Estando fria, retire para um prato de fundo liso e coloque as natas no meio.

Decore a gosto com morangos ou outra fruta qualquer.


This entry was posted on quinta-feira, março 03, 2011 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

21 comentários:

    Mónica Mendes disse...

    Adoro pavlova... mas engorda tanto que não é justo.
    Ficou lindíssima. Manda só um pedacinho pequenino :o))

  1. ... on 03/03/2011, 15:12:00  
  2. Ana Rita Marreiros disse...

    Ando tentada a fazê-la mas como tive uma má experiencia com suspiros tenho receio...
    Mas ficou linda, linda...

    Parabéns!

    bjoka
    Rita

  3. ... on 03/03/2011, 15:27:00  
  4. F. disse...

    O marido-glutão agradece a tua dedicação, carinho e empenho na confecção das tuas deliciosas receitas. Tens umas mãos de fada... Como sabes, não gosto de desperdiçar comida, logo vejo-me "obrigado" a deliciar-me com os teus pratos maravilhosos! Beijos.
    Do teu marido-glutão.

  5. ... on 03/03/2011, 15:34:00  
  6. Carla disse...

    Têm óptimo aspecto. Gosto muito das receitas da Nigella, vem podes seguir o exemplo. Isto não se faz na BimbY .....

  7. ... on 03/03/2011, 15:42:00  
  8. Beth Martins disse...

    Fantàstica amiga adorei levo comigo a receitinha para quando tiver uma oportunidade, não resisti a esta delicia amiga adorei, obrigado pela partilha

    Beijinhos

  9. ... on 03/03/2011, 15:49:00  
  10. Mónica Silva disse...

    Ratolinha que bomba calorica tão boa e bonita que tu fizeste :) E pelos vistos o marido agradeçe e não desperdiça nada :)

    Beijinhos

  11. ... on 03/03/2011, 15:49:00  
  12. Luisa Alexandra disse...

    Ficou bem apetitosa!

  13. ... on 03/03/2011, 15:52:00  
  14. Receitas para a Felicidade disse...

    Está um "must", que bomba calorica mais deliciosa Ratolinha irresistivel na verdade,
    parabéns e obrigado por partilhares connosco.

    Beijinhos

  15. ... on 03/03/2011, 17:20:00  
  16. Unknown disse...

    MAs que beo aspecto:)
    tenho que experimentar.. ainda por cima tenho uma caixa de gemas congeladas...
    eu tb tenho a sua sorte, o meu marido tb papa todos os docinhos num abrir e fechar de olhos e assim eu engordo menos:)

    bjus

  17. ... on 03/03/2011, 18:38:00  
  18. Sara Ramos disse...

    ficou fenomenal... ando com imensa vontade de fazer mas acho que ainda nao tenho maos para isso... parabens ficou excelente. e parabens tambem pelo teu glutao que e um querido e te apoia nas tuas experiencias. beijinhos

  19. ... on 03/03/2011, 18:44:00  
  20. Gina acasadagigis disse...

    Deve ter ficado muito bom.
    Cá em casa o meu homem é que come os doces todos, eheh, eu como uma fatia, o meu homem também não engorda.
    Bjs

  21. ... on 03/03/2011, 21:30:00  
  22. Smsn-artes e ideias disse...

    que optimo aspecto!!!!

    smsn.artes

  23. ... on 03/03/2011, 22:07:00  
  24. Mãe Sandra disse...

    Que maravilha!!
    Quem é que consegue resistir a uma coisa destas? :-))
    Beijinhos

  25. ... on 03/03/2011, 23:08:00  
  26. Formiguinha disse...

    Que bonito e deve ser tão bom!!!:)

    Tenho que experimentar.

    Bom fim-de-semana e bom Carnaval!

    Beijinhos da Formiguinha

  27. ... on 04/03/2011, 14:53:00  
  28. Xana Bértolo disse...

    Super perfetinha :)
    beijoca

  29. ... on 05/03/2011, 00:09:00  
  30. Margarida disse...

    Gostei muito !

  31. ... on 06/03/2011, 17:46:00  
  32. M. disse...

    Pois, e deve ser um sacrifício para o teu marido devorar essas coisas deliciosas ;)))
    Ficou linda! Já vi no programa e também me apetece experimentar, mas tenho receio desses doces de claras que crescem e abatem se não fizermos tudo direitinho! O teu está soberbo!
    Bjsss
    Madalena

  33. ... on 07/03/2011, 16:19:00  
  34. Dulce Caldeira disse...

    Deixa-me dizer-te que ficou maravilhosa, e engraçado que tive quase para fazer pavlova, pois tinha uma coleção de claras que me tinha sobrado da massa choux e do creme de pasteleiro, o que me fez fazer a tarte de morangos foi de facto aproveitar o creme de pasteleiro que me tinha sobrado.
    Ficou linda, os meus parabéns!
    Beijocas.

  35. ... on 08/03/2011, 15:41:00  
  36. Barida disse...

    Um dia bom para ti Ratolinha :) beijinhos!

  37. ... on 08/03/2011, 16:53:00  
  38. Unknown disse...

    Não resisti a esta receita, e não descansei enquanto não a fiz. Tenho a dizer que ficou maravilhosa, de comer e chorar por mais. Até o meu pequenote estava sempre a pedir mais, conclusão, não durou muito.
    Obrigada por partilhares as tuas receitinhas. Um beijo.

  39. ... on 09/03/2011, 14:35:00  
  40. Le Bonheur de la Cuisine disse...

    Ola és uma mulher corajosa e te saiste muito bem, pois a pavlova e uma must da cozinha australiana...Vi isso no masterchef australia onde um dos desafios era essa mesmo pavlova...e mesmo com pessoas experientes na cozinha alguns mesmo assim nao se sairam bem...mas o teu ficou bem bonito.

  41. ... on 20/03/2011, 19:26:00