A minha maneira de fazer massa à carbonara. Geralmente não costumo usar natas.

Fica muito saborosa e é um prato rápido de se fazer.

Ingredientes:

Para 2 pessoas:

+/- 150/180 gr. massa espirais

1 dente alho

Azeite, sal, pimenta preta

Bacon fumado

Queijo ralado

3 ovos

Preparação:

Coza a massa em água temperada com sal.

Escorra-a depois de cozida.

Num tacho pique 1 dente de alho, bacon às tirinhas e tape o fundo do tacho com azeite, leve ao lume no mínimo e junte a massa, mexa para envolver a massa no alho e bacon.

Retire e junte 3 ovos batidos, envolva-os na massa e tempere com pimenta. Junte o queijo ralado, leve novamente ao lume só 1 minuto e sirva.

Acompanhe com um bife de peru grelhado.


Desta vez perdi a cabeça!!! Como já disse anteriormente, prefiro os bolos secos só pela simples questão que não fazem tão mal. Mas, já há algum tempo que andava de olho num bolo deste género. Foi desta! E tenho mais em lista de espera, mas a seu tempo. Digam lá se não ficou bonito?




Ingredientes:
250 gr. açúcar
5 ovos
50 gr. margarina
190 gr. farinha com fermento
1 colher sobremesa fermento em pó
1 colher sopa de farinha maizena
100 gr. chocolate em pó

Cobertura:
150 gr. chocolate de culinária
200 ml de natas
Rollitos

Preparação:
Comece por derreter a margarina e deixar esfriar.
Bata o açúcar com as gemas, até obter um creme esbranquiçado.
Adicione a margarina, batendo mais um pouco.

À parte junte a farinha, o fermento, a maizena e o chocolate em pó. Se necessário, peneire tudo para não ter grumos.
Bata as claras em castelo.

Envolva (à mão com um rapa-tachos) no preparado as farinhas misturadas anteriormente e as claras, alternadamente até terminarem.

Unte com margarina uma forma redonda sem buraco, forre o fundo com papel vegetal e unte-o, polvilhe com farinha e verta o preparado na forma. Leve a cozer a 180ºC em forno pré-aquecido (demorou cerca de 50 minutos).

Desenforme e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, prepare o creme. Num tacho, coloque o pacote de natas e o chocolate partido aos cubos, leve ao lume brando e sem parar de mexer deixe que derreta o chocolate até que ferva. Assim que ferva desligue. Retire do lume e continue a mexer até que arrefeça um pouco.

Entretanto, corte o bolo ao meio e recheie com uma camada do creme de chocolate.

De seguida cubra a superfície do bolo com o restante creme (como se vê na foto).

Por fim, coloque os rollitos à volta e polvilhe em cima com açúcar em pó (como eram compridos cortei-os ao meio). Esta é só uma sugestão de decoração. Pode optar por uma outra.


Quem é que não gosta de um arrozinho de marisco malandrinho e picante?

Eu adoro. Aliás tudo o que leve marisco sou fã n.º 1.

Aqui fica a forma como eu o confecciono.

Há quem coloque sapateira. Eu não costumo pôr, mas fica bem também.
Ingredientes:

As quantidades e variedades de marisco são a gosto de cada um e conforme o nº de pessoas.


Camarão descascado e com casca

Delícias do mar

Miolo de berbigão e/ou amêijoa (pode usar com casca -congeladas - sem areia)

Mexilhões

Delícias de lagosta

Cebola, alho, azeite, piri-piri ou malagueta, 1 folha de loureiro

Polpa de tomate

Vinho branco


Preparação:

Lave os mariscos.

Num tacho pique uma cebola grande e 1 dente de alho, , coloque azeite e leve ao lume. Quando a cebola começar a alourar junte os mexilhões e os berbigões ou amêijoas e a folha de loureiro. Regue com um pouco de vinho branco.


Deixe cozer acrescentando água aos poucos. Assim que estiverem a ficar tenros, junte os camarões (descascados e com casca), a delícia de lagosta partida aos bocados, assim como as delícias do mar partidas a gosto.

Acrescente calda, coloque um pouco de polpa de tomate (só para dar um pouco de cor), tempere com sal, piri-piri ou a malagueta a gosto.
Assim que ferva coloque o arroz e deixe cozer. Convém ficar malandrinho (1 medida de arroz e 3 medidas de calda).



Polvilhe com salsa picada fina (na foto não aparece, porque foi tirada directamente ao tacho e só polvilhei com salsa nos pratos).


Mais uma torta de côco, que de torta até nem tem nada, pois ficou bem enroladinha, LOL.
E para os apreciadores de côco é uma excelente sobremesa, ou para acompanhar com café ou chá, não concordam?
Ingredientes:
3 gemas ovo
3 ovos inteiros
250 gr. açúcar
100 gr. côco
Raspa de 1/4 limão
50 gr. margarina

Preparação:

Comece por untar um tabuleiro com margarina e forre com papel vegetal, volte a untar com margarina.

Num recipiente misture os ovos com as gemas o açúcar e a raspa de limão, bata tudo muito bem com a batedeira, até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Junte o côco ralado mexendo com cuidado, sem bater (com uma colher de pau por ex.), e por fim a margarina derretida e fria.

Deite o preparado no tabuleiro, espalhando bem, para que fique uniforme.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170ºc, durante +/- 20 minutos.
Depois de cozida, vire o tabuleiro em cima de um pano polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal com cuidado, e comece a enrolar, com a ajuda do pano.
Depois de enrolada, retire o pano com cuidado.
Polvilhe com côco ralado.


Depois de ter visto bombons em tantos blogues , resolvi também experimentar.
E é para repetir com outras variações. Aqui, usei uma tablete de chocolate negro. São simples, mas saborosos. Comprei uma forma de silicone com a forma de estrelas e já a estreei.

Ingredientes:
1 tablete de chocolate negro

Preparação:

Partir a tablete aos bocados para dentro de um recipiente para levar a derreter em banho maria (levar um tacho ao lume com um pouco de água e assim que ferva desligue. Coloque o recipiente com o chocolate dentro da água, mexa até derreter).

Encha as forminhas dos bombons e leve ao frigorífico até solidificar.
Desenforme.


Sai um entrecosto assado para a mesa da Ratolinha!
E que bom que ficou!!! A mostarda é uma combinação perfeita para a carne de porco. Torna a carne bem mais suculenta e tenra.
Ingredientes:
1,5 kg de entrecosto com osso
Batatas
Mostarda
Cebola
Colorau
Para a marinada:
Sal, 5 dentes de alho esmagados, pimenta preta, 3 folhas de loureiro, vinho branco, colorau (+/- 1 colher de sobremesa).
Preparação:
Prepare a marinada e coloque o entrecosto na mesma pelo menos 6 horas.
Numa assadeira coloque rodelas de cebola, ponha o entrecosto, disponha as batatas temperadas com sal, deite o molho da marinada por cima, e polvilhe as batatas com colorau. Por fim barre a parte de cima do entrecosto com mostarda, e leve ao forno a 250ºc.
Não é necessário colocar azeite nem outro tipo de gordura, pois o entrecosto vai largar.
Vá virando a carne e as batatas conforme for assando, mais tarde pode partir o entrecosto aos nacos.
Assim que estiver assado polvilhe com salsa seca.


A receita deste bolo inglês foi um pouco aldrabada, isto é, de todas as qualidades de frutos secos que leva a receita, eu só coloquei as frutas cristalizadas, e não sei se foi por isso que elas ficaram na base do bolo, em vez de ficarem espalhadas pela massa toda. Ficou bom, mas se levar os frutos secos todos penso que ficará ainda melhor.

Ingredientes:
6 ovos

250 gr. açúcar

200 gr. farinha com fermento

100 gr. miolo de amêndoa

50 gr. pinhões

125 gr. de manteiga

1 colher chá fermento

100 gr. frutas cristalizadas

100 gr. miolo de noz

1 cálice vinho do porto

Preparação:

Unte com manteiga uma forma de bolo inglês, forre-lhe o fundo com papel vegetal, unte-o de novo e polvilhe com farinha.

Bata a manteiga derretida e fria com o açúcar, junte os ovos inteiros, um a um, mexendo sempre em cada adição, depois o vinho do porto, e, por fim, a farinha com o fermento.

Corte as frutas em pedacinhos, misture-os com as nozes e pinhões e adicione à massa.

Deite a massa na forma. Por cima coloque as amêndoas e leve a cozer a 180ºc em forno pré-aquecido.