Meninas venho informar que este mês de agosto, o blog da ratolinha vai fazer uma pausa, para descanso, que também é preciso.
Volto em setembro.
Até lá.
Bjs


Apetecia-me uma coisa diferente, então resolvi fazer umas fêveras recheadas. Tinha fiambre, paio york e queijo e resolvi experimentar. E não é que ficaram saborosas e diferentes.



Ingredientes:


Fêveras partidas fininhas
Cebola, azeite, alho, polpa de tomate, pimenta preta, 2 folhas de loureiro, 1/2 copo de vinho branco, molho inglês, sal, colorau
Ervilhas

Para recheio de cada fêvera:
2 fatias de fiambre
2 fatias de paio york finas
1 fatia de queijo

Preparação:
Comece por estender as fêveras, colocando primeiro o fiambre, de seguida o paio york, e por fim queijo, enrole as fêveras e prenda com palitos.

Num tacho pique uma cebola e 1 dente de alho e coloque um pouco de azeite, leve ao lume, assim que começar a alourar coloque as fêveras e regue com o vinho branco. Coloque as folhas de loureiro, a polpa de tomate a gosto, e polvilhe com um pouco de colorau.
Deixe estufar lentamente, acrescentando água aos poucos.
Tempere com sal, pimenta e um pouco de molho inglês (cerca de 1 colher de sopa).

Assim que estiverem a ficar tenras aumente um pouco a calda e coloque as ervilhas, deixando-as cozer cerca de 15 minutos. Rectifique o tempero, e sirva com puré ou arroz seco.


Pois é, desta vez não venho postar nenhuma receita, mas sim um local onde passei um fim-de-semana, e do qual gostei muito.


Estou a falar de Sever do Vouga, conhecido pelos seus famosos mirtilos. Para fugir à rotina citadina e com o intuito de descansar o corpo e a mente, fui até lá.


Fiquei hospedada na Casa da Aldeia, um sítio simplesmente maravilhoso, com muitos espaços verdes e, claro, uma piscina para chapinhar....

E foi isso mesmo que fiz, estava bom tempo, muito quente e os meus dias foram passados a apanhar sol, a chapinhar.....


No regresso a casa, aproveitei para conhecer a famosa cascata da Cabreia, a 4 quilómetros do centro de Sever do Vouga, e realmente, temos coisas belíssimas aqui em Portugal.


Deixo algumas fotos (entre as muitas que tirei)da quintinha, da cascata, e dos mirtilos, que resolvi comer ao natural.


A CASA DA ALDEIA















O CENTRO DA CIDADE




A CASCATA DA CABREIA






OS MIRTILOS

Gostaram? Espero que sim. Eu adorei!


Esta receita era de gelado de chocolate, e, eu toda contente lá fui experimentar para comer umas bolinhas de gelado, pois sabe bem com este calor que tem estado.
E qual foi a minha surpresa, quando vou para tirar as bolas com a colher, nicles, nada de bolas, pois não tinha a consistência que conheço de gelado de bolas. Não há problema. O gelado virou mousse, daí eu ter alterado o nome.
Mas caso experimentem, aconselho a não porem o açúcar pois estava bem docinho!
Mesmo assim estava uma delícia fresquinho, saído directamente do congelador.

Ingredientes:
200 gr. chocolate para culinária nestlé
150 gr. açúcar
200 ml natas
Pepitas de chocolate

Preparação:
Parte-se o chocolate para culinária e leva-se ao lume em banho-maria a derreter com 2 colheres sopa de água.

Batem-se as natas frias em chantilly com o açúcar.
Mistura-se o chocolate derretido às natas batidas.

Envolve-se bem para que os ingredientes fiquem bem integrados.
Põe-se a mistura num recipiente e leva-se ao congelador.
Sirva decorado com pepitas de chocolate.


Vi este arroz de novilho numa teleculinária antiguinha e não é de difícil confecção. Mas por acaso nem o faço muitas vezes, nao sei porquê, pois é delicioso.

Ingredientes:

Para 3/4 pessoas
1 Kg. carne de novilho
4 rodelas de chouriço de vinho
300 gr. ervilhas
2 cenouras grandes
1 cebola, 1 dente de alho, azeite, 1/2 copo vinho branco, 1 folha de loureiro, pimenta preta, caldo knorr de carne, sal
Arroz

Preparação:

Pique a cebola e o alho num tacho e leve a refogar em azeite.Quando começar a alourar coloque a carne e regue com o vinho, junte a folha de loureiro, e deixe estufar lentamente acrescentando água aos poucos.

Quando a carne começar a ficar cozida, junte a cenoura partida aos cubinhos, o chouriço aos cubos e o caldo knorr, tempere com pimenta. Retire a folha de loureiro. Quando já estiver tenra a carne junte as ervilhas, aumente a calda (para 1 medida de arroz são +/-2,5 medidas de água), e rectifique o tempero com sal.

Assim que começar a ferver junte o arroz (+/-400 gr.), mexa e reduza o lume, deixe cozer, mexendo com um garfo de vez em quando.
Passados +/- 15 minutos está pronto a servir.