Pesquisa personalizada
É a primeira vez que aqui coloco uma sopinha, neste caso um belo caldo verde, que eu adoro.Deu-me desejos de comer, pois já há imenso tempo que não comia. Trouxe umas couves galegas da horta do costume, e pimba, no dia seguinte já estava a deliciar-me!

Atribui-lhe o nome "grosseiro" porque as couves deveriam ser cortadas mais fininhas, mas como não tenho máquina, eu própria as corto à mão. Mas prefiro assim.

Pois uma vez comprei couve já fatiada, e quando abri o pacote era mais couve velha e seca, do que verdinha e fresca. Ingredientes:

2,5 litros de água

3/4 batatas grandes (para que a calda fique grossinha)

Couve partida finamente

Sal, azeite

Chouriço de vinho de boa qualidade



Preparação:

Numa panela colocar a água e as batatas. Deixar cozer.

Assim que as batatas estiverem cozidas, ralar e de seguida temperar com sal.

Lavar bem a couve e colocar na panela, juntamente com um pouco de azeite. Mexer, assim que ferver, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozer, mexendo de vez quando, sem tapar a panela (para evitar que a couve amareleça).

A meio da cozedura colocar chouriço (cerca de 2 rodelas por pessoa).

Sirva, assim que couve estiver cozida.



E como por vezes uma boa notícia nunca vem só...
Aqui está mais uma boa notícia. Desta vez um cheque oferta de 15 euros em produtos para os membros seleccionados dos Melhores Blogues Portugueses de Culinária do qual a Ratolinha passou a fazer parte. As Fábricas Lusitana lançaram recentemente um portal de venda on-line e-mercearia
onde disponibilizam produtos exclusivos da marca Branca de Neve e Espiga. Basta aceder ao site e fazer a sua encomenda, sem sair de casa.

A minha encomenda já está feita. Agora é só aguardar.

Mais uma vez agradeço à Lusitana.



Com este calor o que é que sabe bem, o que é? Exactamente, um belo geladinho!!!

Esta receita foi retirada do site Sabor Intenso, apesar de eu a ter alterado ligeiramente, ficou uma delícia.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado magro com 397 gr.

1 pacote de bolacha torrada com 200 gr.

150 gr. chocolate tablete negro

2 pacotes de natas agros (400 ml)


Preparação:

Na picadora, pique as bolachas grosseiramente, assim como o chocolate. Reserve.

Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas.

Junte o leite condensado, e bata até que tudo fique bem misturado.

Junte as bolachas e o chocolate ao creme, e envolva tudo.
Colocar num tupperware previamente molhado com água fria.
Leve ao congelador até congelar, de preferência de um dia para o outro.

Depois de congelado, retire bolas e sirva decorado a gosto.




Também o meu blogue foi escolhido pelas Fábricas Lusitana para pertencer ao grupo de "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária".

Como devem imaginar é sempre reconfortante sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. Assim sendo, só me resta agradecer à Lusitana por essa distinção. Obrigada!!!



Já andava para fazer esta torta há bastante tempo, assim como umas outras tantas receitas. Mas, vamos adiando, adiando, por este ou aquele motivo, e, quando damos fé, a lista de receitas para experimentar está cada vez maior. Mas foi desta que fiz. Fica muita boa, bem húmida, e a textura do interior fica tipo queijada, mas é assim mesmo (como se pode ver pela foto).




Ingredientes:

8 ovos

250 gr. açúcar

150 ml sumo laranja

Raspa de 1 laranja grande

50 gr. margarina

2 colheres de sopa farinha maizena

1 colher de sopa fermento em pó



Preparação:

Comece por derreter a margarina para que esfrie.

Com a batedeira bater os ovos com o açúcar.

Juntar a margarina derretida e fria, o sumo e a raspa de laranja, batendo mais um pouco.

Envolver a farinha maizena e o fermento no preparado anterior.

Forrar um tabuleiro rectangular ou quadrado com papel vegetal, untando-o com margarina e polvilhado com farinha.

Verter a massa no tabuleiro e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, até estar cozida.

Nota: a massa deste bolo fica muito líquida, mas é mesmo assim.

Depois de cozida, virar o tabuleiro sobre um pano polvilhado com açúcar e enrolar.

Depois de fria polvilhar com açúcar em pó.


Aqui fica uma sugestão de uma sobremesa diferente, muito simples, e que eu adorei.

Apesar da época dos morangos já ter praticamente passado, no entanto ainda vão a tempo de experimentar.


Ingredientes:

Morangos

1 tablete de chocolate negro culinária

Preparação:

Lavar os morangos e secar a humidade.

Partir o chocolate aos cubinhos.

Levar a derreter em banho-maria.

Mergulhar os morangos no chocolate derretido, e colocar numa travessa para que arrefeçam.

Estão prontos a ser devorados.

Deixo-vos esta sugestão com os desejos de um bom fim-de-semana.


Por norma os hambúrgueres que consumo são sempre feitos na hora, no talho. Escolho a carne, e fazem-nos à minha frente. Não gosto de comprar os que já lá estão prontos. Nesta receita só comprei a carne picada e fi-los eu mesma, daí o nome "caseiros". Inspirada num programa que uma vez vi da Mafalda Pinto Leite, que gostei da mistura de sabores, resolvi experimentar. Pesquisei, e apesar de não ter seguido a receita à risca, estes hambúrgueres ficaram divinais. Muito mais saborosos, uma delícia.








Ingredientes:

500 gr. carne de vaca picada

1 cebola ralada

1 raminho de salsa

1 colher sopa de mostarda

1 colher sopa molho inglês

Sal e pimenta


Preparação:


Numa taça misturar todos os ingredientes, excepto o sal.


Retirar uma porção de carne para formar os hambúrgueres, começando por fazer uma bola e espalmar com as mãos, formando o aspecto de um hambúrguer.


Deixar os hambúrgueres repousar cerca de 15 minutos no frigorífico.


Levar o grelhador ao lume para que aqueça. Temperar os hambúrgueres com sal.


Untar o grelhador com manteiga (uso uns cubinhos da Mimosa com salsa e alho, como se pode ver na foto acima), e colocar os hambúrgueres a grelhar.

Servir com salada.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line