Pesquisa personalizada


Também o meu blogue foi escolhido pelas Fábricas Lusitana para pertencer ao grupo de "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária".

Como devem imaginar é sempre reconfortante sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. Assim sendo, só me resta agradecer à Lusitana por essa distinção. Obrigada!!!



Já andava para fazer esta torta há bastante tempo, assim como umas outras tantas receitas. Mas, vamos adiando, adiando, por este ou aquele motivo, e, quando damos fé, a lista de receitas para experimentar está cada vez maior. Mas foi desta que fiz. Fica muita boa, bem húmida, e a textura do interior fica tipo queijada, mas é assim mesmo (como se pode ver pela foto).




Ingredientes:

8 ovos

250 gr. açúcar

150 ml sumo laranja

Raspa de 1 laranja grande

50 gr. margarina

2 colheres de sopa farinha maizena

1 colher de sopa fermento em pó



Preparação:

Comece por derreter a margarina para que esfrie.

Com a batedeira bater os ovos com o açúcar.

Juntar a margarina derretida e fria, o sumo e a raspa de laranja, batendo mais um pouco.

Envolver a farinha maizena e o fermento no preparado anterior.

Forrar um tabuleiro rectangular ou quadrado com papel vegetal, untando-o com margarina e polvilhado com farinha.

Verter a massa no tabuleiro e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, até estar cozida.

Nota: a massa deste bolo fica muito líquida, mas é mesmo assim.

Depois de cozida, virar o tabuleiro sobre um pano polvilhado com açúcar e enrolar.

Depois de fria polvilhar com açúcar em pó.


Aqui fica uma sugestão de uma sobremesa diferente, muito simples, e que eu adorei.

Apesar da época dos morangos já ter praticamente passado, no entanto ainda vão a tempo de experimentar.


Ingredientes:

Morangos

1 tablete de chocolate negro culinária

Preparação:

Lavar os morangos e secar a humidade.

Partir o chocolate aos cubinhos.

Levar a derreter em banho-maria.

Mergulhar os morangos no chocolate derretido, e colocar numa travessa para que arrefeçam.

Estão prontos a ser devorados.

Deixo-vos esta sugestão com os desejos de um bom fim-de-semana.


Por norma os hambúrgueres que consumo são sempre feitos na hora, no talho. Escolho a carne, e fazem-nos à minha frente. Não gosto de comprar os que já lá estão prontos. Nesta receita só comprei a carne picada e fi-los eu mesma, daí o nome "caseiros". Inspirada num programa que uma vez vi da Mafalda Pinto Leite, que gostei da mistura de sabores, resolvi experimentar. Pesquisei, e apesar de não ter seguido a receita à risca, estes hambúrgueres ficaram divinais. Muito mais saborosos, uma delícia.








Ingredientes:

500 gr. carne de vaca picada

1 cebola ralada

1 raminho de salsa

1 colher sopa de mostarda

1 colher sopa molho inglês

Sal e pimenta


Preparação:


Numa taça misturar todos os ingredientes, excepto o sal.


Retirar uma porção de carne para formar os hambúrgueres, começando por fazer uma bola e espalmar com as mãos, formando o aspecto de um hambúrguer.


Deixar os hambúrgueres repousar cerca de 15 minutos no frigorífico.


Levar o grelhador ao lume para que aqueça. Temperar os hambúrgueres com sal.


Untar o grelhador com manteiga (uso uns cubinhos da Mimosa com salsa e alho, como se pode ver na foto acima), e colocar os hambúrgueres a grelhar.

Servir com salada.



Retirei esta receita de um pacote de açúcar. Só alterei o tipo de açúcar, não sei se a textura do brownie ficaria muito diferente, mas pessoalmente gostei bastante do resultado.


Ingredientes:


350 gr. açúcar mascavado sores (usei açúcar amarelo sores)

3 ovos

3 claras

220 ml óleo

190 gr. farinha trigo com fermento

1 colher sobremesa de fermento em pó

75 gr. cacau em pó


Preparação:


Misture o açúcar com 3 ovos inteiros, 3 claras e 220 ml óleo. Bater com a batedeira.

Adicione a farinha, o fermento pó e o cacau em pó, e misture tudo com a batedeira.


Colocar numa forma untada com margarina, e forrar o fundo da forma com papel vegetal untando-o.


Nota: Na receita original o bolo era feito numa forma rectangular, mas eu optei por fazer numa redonda.


Levar a cozer em forno pré-aquecido a 170ºC.


Demorou 40 minutos cozer.


Que saudades tenho de fazer um piquenique ao ar livre, debaixo da sombra de uma árvore, a ouvir os passarinhos, e quem sabe dar umas boas risadas. Sair pela manhã, rumo à natureza e, usufruir destes pequenos, mas belos momentos que me davam prazer. Fugir da rotina de fazer a refeição sempre na cozinha. Mas, vamos adiando, adiando, e quando damos fé, passou o verão e mais uma vez, fica para a próxima...

Estes escalopes de porco panadinhos são ideais para esse efeito.

Toda a gente sabe fazer esta singela refeição, geralmente um dos temperos é o sumo de limão, que também gosto muito, mas depois de ter experimentado substituir o limão por vinho branco, fiquei a preferir esta última versão. Os panados ficam com um sabor óptimo. Experimentem e digam depois.


Ingredientes:

Bifinhos (fêveras) de porco fininhos
Ovo, pão ralado e óleo

Para a marinada:
Sal
Pimenta preta
Alhos picados
Vinho branco
2 folhas de loureiro

Preparação:
Fazer a marinada e colocar os bifinhos envolvendo-os bem. Deixar a marinar cerca de 3 horas no mínimo.
Bater 2 ovos. Escorrer os bifinhos e passa-los por ovo batido, e de seguida por pão ralado.
Levar a fritar em óleo quente
.


Tinha comprado uns peitos de frango, mas apetecia-me algo diferente. E porque não rechear? Vai daí, resolvi fazê-lo com bacon e queijo. Tinha uma receita que levava na confecção sopa de cebola, mas como não tinha no momento em casa, improvisei, com cebola ao natural e gostei bastante do resultado. Muito mesmo. Ingredientes:


3 peitos de frango sem osso


Para rechear cada peito:
1 fatia de bacon, queijo partido aos cubinhos, sal, 1 folha de louro, 1 dente de alho, pimenta, margarina.
1 copo de vinho branco
1 cebola

1 colher de sopa de molho inglês

Preparação:
Golpear ao meio cada peito de frango, colocar meia fatia de bacon, um pouco de queijo, e a outra metade da fatia do bacon por cima.
Feche o peito de frango com palitos.
Numa travessa de ir ao forno, coloque os peitos e tempere com sal e pimenta. Coloque os alhos às rodelas e uma folha de louro por cima de cada um.
Com a varinha mágica rale a cebola juntamente com 1 colher de sopa do molho inglês, e misture com o vinho branco.
Regue os peitos de frango com este molho, e, em cima de cada um, coloque uma colherzinha de manteiga. Regue com um pouco de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200/225ºc e vá regando durante a cozedura com o molho.
Demorou cerca de 45 minutos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line