Pesquisa personalizada
Esta receita é muito idêntica à que já aqui postei uma vez, a única diferença está na preparação do creme de ovos. Eu pessoalmente prefiro este. Fica muito bom.





Ingredientes:


1 pacote de bolacha maria
1 pacote de natas 200 ml. agros (pois são mais espessas do que outras marcas)
4 colheres sopa de açúcar
3 claras

Creme de ovos:
Nota: Se gostar de uma boa camada de creme de ovo, então é melhor dobrar a receita, pois dá para uma camada, mas fina, como se vê na foto.


3 gemas

10 colheres de sopa de água

5 colheres de sopa de açúcar

1 casquinha de limão


Preparação:


Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão. Assim que começar a ferver reduza o lume e deixe ferver por 3 minutos, retire, e deixe arrefecer. Retire a casca de limão.


Assim que esfriar, junte as 3 gemas de ovo ligeiramente batidas levando novamente ao lume. E, sem parar de mexer, deixe que ferva e retire. Passe a varinha mágica no fim, e deixe arrefecer.


Rale a bolacha na picadora. Comece por bater as natas e assim que estejam a ficar espessas junte 4 colheres sopa de açúcar, e bata mais um pouco. Bata as 3 claras em castelo, envolva-as nas natas já batidas. Reserve. Em tacinhas individuais comece por colocar uma camada de bolacha ralada, por cima o preparado das natas com as claras, e por fim uma camada do creme de ovos. Leve ao frigorífico pelo menos 5 horas e está pronto a comer.


Com o Verão aí, embora o calor ande um pouco fugido, pelo menos aqui para estas bandas, é chegada a altura de piqueniques, lanches ao ar livre. E nada melhor que uns petisquinhos como estes que se comem muito bem frios. E até de um dia para o outro.

Por isso, deixo aqui esta receita deliciosa de bolinhos ou pastéis de bacalhau, como lhe quiserem chamar.

Ficam sequinhos por dentro, nada enjoativos.

O segredo, segundo a minha experiência, está em levar praticamente a mesma quantidade de bacalhau e batata.

Já cheguei a fazer com o dobro da quantidade de batata em relação à quantidade de bacalhau, e o que acontece é que ficam moles e encharcados em óleo. Por isso, esta receita é infalível.







Ingredientes:

400 gr. bacalhau demolhado
400/450 gr. batatas

1 cebola grande
2 dentes de alho
3 ovos
1 ramo de salsa
Sal
Pimenta

Preparação:


Descasque as batatas e coza-as juntamente com o bacalhau em água temperada com sal. Quando estiver tudo cozido, escorra.

Escolha as batatas e reduza-as a puré, com um garfo ou passe-vite.
Limpe o bacalhau de espinhas e pele, e desfie muito bem (eu embrulhei num pano, fazendo uma espécie de "cabeça de boneca", e, segurando com uma mão, com a outra esfreguei sobre a bancada a "cabeça" até o bacalhau ficar bem desfeito como se vê na 1ª foto).
Picar a cebola, o alho e a salsa.
Misturar o bacalhau desfiado com o puré de batata, cebola, alho e salsa.
Numa tigela bater os ovos ligeiramente, e juntar ao preparado anterior.
Amassar bem com a mão, durante 3/4 minutos. Rectificar o tempero de sal e colocar pimenta a gosto.
Com duas colheres de sopa pegar em pequenas porções de massa e moldar os bolinhos.
Costumo fazer à mão umas bolinhas também.
Rendeu cerca de 35 no total.


Levar a fritar em óleo quente poucos de cada vez.


Depois de uma pequena ausência forçada... culpa deste clima marado... pelo menos, é a desculpa que dou a mim própria, não estive em condições físicas, e muito menos psicológicas, de vir ao meu cantinho de relaxamento, mas agora estou de volta!E para recomeçar, deixo aqui um lombinho de porco recheado com alheira, cuja foto, na minha opinião, não faz jus ao paladar.

A alheira como era grande, sobrou metade, que coloquei durante 20 minutos no forno envolta em papel de alumínio, que depois parti às rodelas e coloquei na travessa para acompanhar.

Servi com batata assada e esparregado de espinafres.

Ficou uma maravilha.
Ingredientes:

+/- 1 Kg de lombo de porco
1 alheira
4 dentes de alho
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de sopa de margarina
4 folhas de louro
2 copos de vinho branco

Fatias de bacon (opcional)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
4 colheres de sopa de azeite


Preparação:
No talho peça para cortar o lombo de forma a poder rechear (para enrolar)
Estenda o lombo e recheie com a alheira.

Enrole e prenda com palitos ou fio de cozinha.
Coloque o lombo num tabuleiro.
Esmague os alhos e coloque numa tigela com sal, junte a pimenta e a massa de pimentão e 1 colher de sopa de azeite. Misture tudo e besunte o lombo com o tempero. Coloque as folhas de louro em cima do lombo, o restante azeite, a margarina e o vinho.

Cubra o lombo com papel de alumínio e leve ao forno nos 250ºC durante 1 hora. Passado esse tempo, retire o papel de alumínio para alourar por cima (mais 30 minutos). Se necessário, acrescente mais vinho, caso comece a ficar sem molho. O bacon só é colocado em cima do lombo 5 minutos antes de desligar o forno, para tostar um pouquinho.
Assim que estiver pronto, retire e fatiar.






Esta receita é muito simples e rápida de se fazer, pois não é necessário batedeira, é tudo feito à mão.

aqui tinha colocado uma que levava ovos inteiros. Esta leva um pouco mais de gemas. No entanto, ainda tenho uma outra para experimentar que leva mais gemas ainda.

Os quindins ficaram muito bons, só tive pena de não terem ficado mais altos, pois não enchi as forminhas totalmente com receio que crescessem, mas praticamente não crescem.





Ingredientes:

2 ovos inteiros

5 gemas (se tiver problemas com o cheiro do ovo basta peneirar as gemas, só tem de passar as gemas por uma peneira ou coador para que a película branca que as envolve fique na peneira, evitando assim o cheiro a ovo).

200 gr. açúcar

100 gr. coco

1 colher sopa de margarina

2 colheres sopa água

Cerejas cristalizadas (opcional)


Preparação:


Ligue o forno a 180ºc para que aqueça.

Comece por derreter a margarina, para que arrefeça.

Unte as forminhas com margarina e polvilhe-as com açúcar.

Partir as cerejas ao meio ou em 3 partes e colocar uma dessas partes no fundo das forminhas (opcional).


Numa taça colocar os 2 ovos inteiros e mexer com um batedor de ovos, juntar as gemas e mexer novamente.


Juntar a margarina derretida já fria, o açúcar e as 2 colheres de sopa de água e mexer.

Juntar o coco ralado e envolver tudo.

Num tabuleiro de ir ao forno colocar água fervida para cozer em banho-maria.


Verter o preparado nas forminhas e colocá-las no tabuleiro com a água fervida. Levar ao forno a cozer em banho-maria, até ficarem douradinhos por cima. Demorou cerca de 45 minutos a cozer.

Rendeu 12 quindins.

Desenformar mornos. Se necessário com a ajuda do bico de uma faca passar à volta da forma para ajudar a descolar.


Hoje trago um pratinho de lulas recheadas um pouco por invenção. Resolvi misturar estes 3 ingredientes no recheio, e ficaram muito bem.

A linguiça que devem utilizar é só mesmo meia, pois, se assim não for, corre-se o risco de ela abafar os outros sabores, das delícias e do ovo.

Um prato leve para os dias mais quentes.

Recheio:

Ingredientes:
9/10 lulas pequenas limpas
2 ovos cozidos
4 delícias do mar
1/2 linguiça
Salsa picada
Cebola, alhos, azeite, 1/2 copo de vinho branco.
Polpa de tomate
Sal, pimenta preta

Preparação:
Recheio das lulas:
Comece por partir aos bocadinhos os tentáculos das lulas, a linguiça, os ovos e as delícias do mar.

Numa frigideira colocar a cebola picada, 1 dente de alho e azeite. Deixar alourar. Colocar os tentáculos das lulas, mexer e deixar refogar um pouco, juntar a linguiça, as delícias do mar, os ovos e a salsa picada. Mexer tudo e reservar.


Preparação das lulas:
Com a ajuda de uma colher café, encher as lulas com o recheio, e prender com 1 palito.
Num tacho picar uma cebola, 1 dente de alho, azeite e deixar alourar. Coloque as lulas, regue com 1/2 copo de vinho branco, deixe refogar. Acrescente polpa de tomate a gosto. Deixe estufar lentamente. Se necessário acrescente um bocadinho de água, tempere com sal e pimenta.
Polvilhe com salsa picada ou coentros.
Servir com batata cozida.


Mais umas claras para gastar, e porque não uma pavlova!

Desta vez tentei fazer a pavlova que uma vez vi no programa "Masterchef-Australia", na Sic Mulher. Eles fizeram pavlovas, e ficaram mais altas do que a que fiz aqui da Nigella.

E assim fiz, quando pus no tabuleiro, tentei que ficasse com um diâmetro de +/- do tamanho de um prato de sobremesa, e mais alta, como se vê na foto.
Cozeu menos tempo, e depois de desligar o forno, mantive-o fechado.

Ficou como se pode ver pela foto, como queria, e vi no programa. Estaladiça por fora, crocante, e, no meio macia, tipo molotof, mas não é bem a mesma textura.

A repetir mais vezes, a pedido do meu glutão, que adorou.

Aconselho a manter a pavlova no mesmo tabuleiro que vai a cozer ao forno, pois, como é tão delicada, ao mover para outro prato corre-se o risco de partir. E manter o papel vegetal por baixo. Já fria:
Antes de ir ao forno: Para a base de merengue:
6 claras
300 gr. de açúcar (4 colheres sopa por cada clara)
3 colheres chá amido de milho (maizena)
1 colher de chá de vinagre vinho branco
1 colher de chá extracto baunilha (como não tinha, pus 1 colher chá sumo laranja)


Para a cobertura:
Morangos e cerejas
200 ml de natas agros
2 colheres sopa açúcar em pó
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.


Comece por bater as claras em castelo. Quando as claras estiverem espumosas, adicione o açúcar mas uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater até se dissolver por completo.
Coloque o sumo de laranja, o vinagre e a farinha maizena.

Envolva tudo com cuidado até estar bem ligado com uma colher de pau.
Num tabuleiro de forno ponha uma folha de papel vegetal e unte-a com margarina.
Espalhe o merengue como se vê na foto.

Coloque no forno e, imediatamente baixe a temperatura para os 150ºC.
Coza durante 45 minutos.

Decorrido esse tempo desligue o forno, e mantenha a porta fechada até ficar morno, depois entre-abra até esfriar por completo.

Enquanto arrefece, bata as natas e junte as 2 colheres de sopa de açúcar em pó. Leve ao frigorífico enquanto a pavlova arrefece totalmente.

Estando fria, coloque as natas no meio.
Decore a gosto com morangos, cerejas, ou framboesas.


Adoro este prato. Um ranchinho, uma comidinha bem portuguesa. Há quem confeccione este prato só com carne de porco, mas o rancho que eu conheço, e sempre fiz, leva também um pouco de carne de vaca. Fica uma delícia. Aqui ficam 2 fotos, uma ainda dentro do tacho e outra no prato.


Ingredientes:


As quantidades da carne variam conforme o n.º de pessoas


Carne de vaca


Entrecosto de porco sem osso


Chouriço de vinho


Moura ou morcela


1 chispe de porco (limpo)


Grão de bico (usei do já cozido)


Massa cotovelinhos


Cebola, alho, azeite, pimenta ou malagueta, sal, vinho branco, polpa tomate (2 colheres sopa)

1 knorr de carne, 2 folhas de loureiro


Preparação:


Comece por cozer as carnes em água temperada com sal.

Vá retirando as carnes conforme vão estando cozidas. Reserve a água da cozedura das carnes.


Num tacho pique 1 cebola grande e 1 dente de alho, regue com azeite e leve a refogar. Assim que alourar, coloque as carnes e regue com um pouco de vinho branco. Junte as folhas de loureiro e 2 colheres sopa polpa de tomate. Deixe refogar um pouco. Vá acrescentado a água da cozedura das carnes aos poucos.

Corte os enchidos às rodelas e junte à carne.

Aumente a calda, coloque o knorr de carne, tempere com pimenta ou malagueta, e rectifique o tempero de sal.

Coloque o grão de bico e a massa e deixe cozinhar.


Sirva.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line