Pesquisa personalizada
Estamos na época das favas. Não é que aprecie muito favas... como mais na sopa, mas resolvi experimentar desta forma e até gostei. Aqui fica a receita para quem quiser experimentar.


Ingredientes:
1 kg. entrecosto em tiras
1 cebola picada
6 dentes de alho
Favas pequenas e tenras
Azeite, 1 folha de louro
100 ml vinho branco
1 tomate grande maduro
1 morcela
1 chouriço vinho
1 ramo de coentros (pus salsa)
Sal, pimenta


Preparação:
Corte o entrecosto em pedaços e tempere com sal.
De seguida, refogue em azeite a cebola e os alhos picados, juntamente com a folha de louro. Acrescente então a carne e deixe corar.

Junte o vinho e espere que evapore um pouco.
Misture depois o tomate picado e cubra com água.
Quando ferver, junte os enchidos e os coentros (salsa) picados, tape e deixe cozinhar cerca de 40 minutos.
Junte as favas e deixe-as cozer.
Rectifique o tempero.
Corte os enchidos em rodelas e sirva.


Hoje trago-vos um bolinho de abóbora (menina)delicioso. Nunca o tinha feito. Pois só costumo utilizar abóbora na sopa, e no natal, nos bolinhos de bolina. Mas tinha uma abóbora já há uns tempos para abrir, que veio da horta dos meus pais. E como já estava farta de a ver ali a ocupar espaço, vai daí, tratei-lhe da saúde. Deu para congelar ainda bastante, e para fazer este bolo. Ficou muito bom. Não tirei foto ao interior, mas garanto que ficou com uma excelente textura. Ah, e não sabe a abóbora.

Aqui está ela em bruto:

Ingredientes:
500 gr. de abóbora menina ( pesada sem casca e crua)
220 gr. de açúcar
250 gr. de farinha trigo com fermento

100 gr. farinha maizena
4 ovos inteiros
4 colheres de chá de vinho do Porto
3 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
150 ml de óleo
1 pitada de sal

Preparação:
Coze-se a abóbora em água temperada com sal. Depois de cozida, escorra, e, com a varinha mágica reduza-a a puré.
Com a batedeira, bata o açúcar com os ovos inteiros.
De seguida, acrescenta-se o óleo, o puré de abóbora e continue a bater com a batedeira.
Depois, junta-se a canela, as farinhas, o fermento, e o vinho do Porto. Continue a bater com a batedeira até misturar tudo.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºc em forma untada de manteiga e polvilhada com farinha.
Demorou-me cerca de 55 minutos.
Deixe arrefecer e desenforme.
Decore a gosto
.


Hoje não trago uma receita, mas venho dar a conhecer um blog de uma senhora que tem umas mãos muito prendadas para a pintura/artesanato e faz disso um hobby. Mas todos os trabalhos feitos por ela, estão disponíveis para venda. Basta entrar em contacto por mail.
Devo dizer que é esposa de um colega meu de trabalho e que já tive a honra de ser presenteada com um dos trabalhos dela, que foi esta caixinha lindíssima.
Visitem, tornem-se seguidores e desfrutem. Consultem aqui o
blog.







Hoje é um dia especial duplo. Pois é o dia da Mãe e faz precisamente 2 anos que criei este blog.


Não me arrependo em nada, antes pelo contrário, estou muito feliz por partilhar e aprender com todas vós.


Este é um dos motivos de festejo.


O outro, como todos sabem, é o dia comemorativo da Mãe. Por isso apesar de nunca o ter feito aqui, hoje resolvi homenagear-te, MÃE, com este belo ramo de rosas.


Faz quase um ano que me "pregaste" um susto de morte, que me levou a reflectir em muitas coisas. Em tudo o que me rodeia, em todos aqueles que amo, e que a vida sem amor não tem qualquer valor.


Mas Graças a Deus, superaste como mulher forte que sempre és!


Uma doce rosa.


Um beijo especial para ti dos teus 2 filhos!


A Páscoa foi boa? Espero que sim.

Depois do jejum da Quaresma (para quem o faz), vamos lá a matar saudades com um bifinho acompanhado com um delicioso molhinho de natas e cogumelos. Uma verdadeira delícia.

A repetir mais vezes também.


Ingredientes:

2/3 bifes de vaca com cerca de 1,5 cm de espessura e tenros.

1 lata de cogumelos laminados

1 pacote de natas 200 ml

2 colheres sopa de molho inglês

2 colheres sopa manteiga

Sal, pimenta preta, 3 dentes de alho, 2 folhas de loureiro



Preparação:

Tempere os bifes com sal, pimenta, os dentes de alho picados, e as folhas de loureiro. Reserve.

Numa frigideira coloque 2 colheres sopa de manteiga, deixe aquecer e coloque os bifes com os alhos e o loureiro, frite de ambos os lados e retire-os para uma travessa.


Coloque os cogumelos na restante manteiga e mexa. De seguida, coloque as natas e as 2 colheres de sopa de molho inglês. Mexa para envolver e deixe que ferva até engrossar um pouquinho.

Se gostar do molho picante coloque um pouco mais de pimenta.

Verta sobre os bifes e sirva com batata frita ou puré.


Belo feriadinho! Que bem que sabe ter assim uma pausa!
A chover como gosto, lá me fui enfiar na cozinha, adivinhem a fazer o quê?
Isso mesmo pão-de-ló de Ovar. Nunca tinha feito até hoje e até tinha um certo receio de fazer e sair asneira, mas, se saísse, paciência.
Mas não, ficou uma maravilha. Por isso, meninas, corram para a cozinha e toca a fazer para a Páscoa. O pão-de-ló tradicional já aqui coloquei o ano passado, também fica muito fofo. Podem ver aqui.
E aproveito para desejar a todas/os uma Santa Páscoa, com muitas lambarices, eheheh.

Sabem qual foi o custo deste pão-de-ló? Muito barato! Cerca de 1,50 euros (um euro e cinquenta cêntimos).
Visto de cima

Já frio, mas ainda dentro da forma, como vêm abateu.

Acabado de sair do forno

Antes de ir ao forno


Ingredientes:

11 gemas

2 ovos inteiros

1 pitada de sal fino

200 gr. açúcar

80 gr. farinha trigo com fermento

1 colher chá fermento em pó

Margarina para untar

Papel vegetal


Preparação:

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas com os ovos, sal e o açúcar, durante 15 minutos. Tem de ser bem batido.

Colocar a farinha e o fermento em pó e envolver cuidadosamente com um rapa-tachos, nada de usar a batedeira.

Untar com margarina uma forma redonda sem buraco e colocar papel vegetal. Untar o papel vegetal. A forma que usei tem de diâmetro 22 cm.

Verter a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc nas duas resistências.

Demorou cerca de 35 minutos.

Nota: se a forma for maior vai demorar menos tempo a cozer (+/- 20 minutos depende), mas não aconselho porque o pão-de-ló vai abater bastante.

Como saber se já está pronto: espetar um palito na massa junto à borda da forma. Tem de sair seco, e espetar no meio terá de sair húmido para ficar com o creme de ovos moles.

Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma. Só depois de frio desenformar.


Eu prometo que tão cedo não posto bolos de chocolate, mas, ultimamente, ando viciada em experimentar diferentes receitas de bolos de chocolate. E este já andava debaixo de olho há algum tempo, pois é feito com tablete de chocolate e não com chocolate em pó.


E como a Páscoa está à porta, resolvi postar para quem quiser enfeitar a sua mesa de Páscoa.


Ficou uma delícia, fofinho, uma maravilha, nem tenho palavras para descrever. Optei por fazê-lo numa forma de tamanho mais pequeno de forma a ficar mais alto que o original.


Esta receita foi retirada do blog Sónia Meirinho.




Ingredientes:
200 gr. chocolate em tablete
6 ovos
250 gr. açúcar (pus 200 gr.)
100 gr. farinha com fermento
120 gr. margarina
1 colher chá fermento em pó

Para a decoração:
Raspas de chocolate branco
Morangos

Preparação:
Colocar a derreter o chocolate e a margarina em banho-maria ou no microondas à temperatura de 40/45 graus mexendo de vez em quando.
Com a batedeira, bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado.

Juntar o chocolate derretido ao preparado anterior. Misturar.
Bater as claras em castelo. Depois das claras batidas, juntar a farinha e o fermento ao preparado anterior alternadamente com as claras e envolver sem bater.

Nota: quando digo envolver as claras sem bater, deve ser feito à mão com uma colher pau ou rapa-tachos com movimentos suaves, e, nunca com a batedeira, pois a batedeira iria tirar o ar às claras, o que pode impedir o bolo de crescer e de ficar fofo.

Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºc numa forma redonda sem buraco, untada com margarina e forrar só o fundo com papel vegetal e untá-lo.
Demorou cerca de 60 minutos a cozer numa forma com diâmetro de 21 cm. Se a forma for maior vai demorar menos tempo a cozer.
Deixar amornar e só depois desenformar.

Depois de frio totalmente, enfeitar com raspas de chocolate branco e morangos a gosto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line