Pesquisa personalizada
Já há muito tempo que andava curiosa em provar o famoso bolo brigadeiro.

Meti mãos à obra e aqui está ele!

Fica uma verdadeira delícia para quem gosta de chocolate. E, escusado será dizer que é uma bombinha calórica.

Mas vale a pena! Fica muito fofo.


Ingredientes:

5 ovos

4 colheres de sopa de chocolate em pó pantagruel

200 ml água

300 gr de farinha de trigo com fermento

100 ml óleo

350 gr açúcar

1 colher chá fermento em pó


Para o recheio:

1 lata de leite condensado

5 colheres sopa bem cheias de chocolate em pó

300 ml de leite gordo (eu usei leite magro)

2 colheres de sopa margarina

Chocolate granulado para decorar

Preparação do Bolo:

Misture o chocolate em pó com a água e leve ao lume a ferver, assim que ferver retire.

Bata muito bem as gemas com o açúcar, junte o óleo e bata mais um pouco.

Acrescente o chocolate quente e misture bem.

Adicione a farinha e fermento pouco a pouco e mexa.

Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior, envolvendo-as, sem bater (com uma colher pau ou rapa-tachos).

Coloque a massa numa forma redonda sem buraco previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.


Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de +/-60 minutos, depende do tamanho da forma. Verifique com um palito se está cozido. Depois do bolo cozido, comece a preparar o recheio.

Preparação do recheio:

Misture bem todos os ingredientes e leve ao lume mexendo sempre sem parar. Quando ferver reduza o lume e continue a mexer até engrossar (demorou cerca de 10 minutos).

Retire e vamos rechear o bolo.

Entretanto o bolo já arrefeceu um pouco, corte-o ao meio e recheie.

Coloque o restante recheio a cobrir o bolo com a ajuda de uma espátula e decore com o chocolate granulado.

Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até à hora de servir. Depois de aberto é para manter no frigorífico sempre.


PUM, PUM, PUM!!!! Sim, são foguetes, eheheheh...

Finalmente, emoldurei o meu relógio de cozinha!

Já me têm dito que a felicidade não existe... que existem, sim, momentos de felicidade. E com este trabalho finalizado tive mais uma vez a prova de um momento de felicidade, pois foi o que senti ao vê-lo terminado, e que irei sentir sempre que veja as horas nele!

Como às vezes coisas tão simples podem animar a Alma!


Descobri através de uma amiga minha uma fábrica de molduras "Moldec" em Pedroso - Vila Nova de Gaia, que faz preços muito bons, nada que se compare às casas de molduras que existem nos shoppings. Podem consultar o site deles aqui.

Gostam?



Antes de mais, gostava de pedir desculpa por não actualizar o blog com mais frequência. Mas a explicação é simples. Só ao fim de semana é que tenho mais disponibilidade para cozinhar com calma, e, quando opto por fazer um doce, já não opto por fazer um prato (refeição) para o blog, claro está.

Passemos então à receita. Desta vez, uma refeição.

Este molhinho é uma maravilha! Nunca o tinha feito, mas é para repetir concerteza.

Dá um ótimo sabor às costeletas, e às batatas também.

Uma refeição diferente.

Ingredientes:

3/4 costeletas de porco

1 pacote de natas 200 ml

1 colher sopa mostarda

Sal, pimenta preta

Preparação:

Tempere as costeletas com sal e pimenta preta.

Grelhe-as.

Numa tigela coloque as natas a mostarda, tempere com um pouco de sal e pimenta preta, e passe a varinha mágica para envolver tudo. De seguida leve ao lume e sem parar de mexer deixe que ferva para engrossar o molho.

Retire e disponha sobre as costeletas. Sirva com batata frita e salada.

Delicie-se!


Depois de pesquisar na net uma receita de biscoitos ou bolachas que levasse farinha custard, encontrei esta cujo aspecto me agradou bastante. Retirei-a daqui.

Como a receita original foi feita na bimby, tive de adaptar à batedeira.

Não ficam muito doces. Podem sempre aumentar um pouco mais a quantidade de açúcar caso gostem mais doces. Ficam fofinhos.

Ingredientes:

5 ovos


125 gr. de farinha custard


170 gr. de açúcar


3 colheres de chá fermento em pó royal


125 gr. de margarina


500 gr. farinha trigo sem fermento


Canela em pó e açúcar para polvilhar


Preparação:


Com os ganchos compridos da batedeira (em forma de espiral), bater os ovos, a manteiga e o açúcar.


De seguida juntar as farinha e o fermento, misturar tudo.


Se necessário polvilhe as mãos com farinha para fazer as bolinhas. Colocar as bolinhas sobre papel vegetal num tabuleiro. Polvilhar com canela e açúcar. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºc durante 15 minutos.


As bolinhas crescem muito como se vê na foto.



Esta refeição é das mais simples que existe e das mais rápidas de se fazer, ótima para uma emergência. Não tem nada que saber, mas deixo aqui a minha forma de a preparar. Costumo pôr sempre salsa e cebola picada, para cortar um pouco o sabor dos ovos.
Aqui usei linguiça e queijo (mas pode rechear a gosto), e não ficou enjoativa.
Quando era mais nova, ainda em casa dos meus pais, era sempre chamada para fazer as omeletas, pois conseguia dobrá-la em 3 partes, como na foto sem a partir toda.




Ingredientes:
6 ovos
Sal, pimenta
1 colher café (pequeninas) fermento em pó
Salsa picada, cebola picada
1/2 linguiça, 1 fatia de queijo
Preparação:

Partir os ovos para um recipiente e bater com o batedor de ovos, tempera com um pouco de sal e pimenta.
Pique finamente 1 cebola pequena, um raminho de salsa, e junte aos ovos batidos. Envolva tudo.

Parta a linguiça às rodelas fininhas, e a fatia de queijo aos bocados.
Numa frigideira coloque um pouquinho de óleo e deixe aquecer. Faça com que o óleo já quente unte a superfície da frigideira.

Coloque o preparado e por cima espalhe as rodelas de linguiça e o queijo, reduza o lume para o mínimo, para que a omeleta vá cozendo sem queimar.
Quando começar a ficar cozinhada, dobre a gosto.
Enfeite com salsa.


Não se assustem com o aspecto destes bolos de arroz.

Estive mesmo para não postar esta receita, devido ao seu aspecto. Mas como ficaram tão bons, resolvi partilhar apesar disso. Afinal nem sempre as coisas correm bem, não é? E eu não sou excepção à regra!

Eu mesma levei um susto, quando a meio da cozedura olhei para dentro do forno e vi a massa a sair pelas formas fora, parecia que os bolos tinham vida própria. Mas a culpa foi toda minha. Isto porque nunca pensei que eles fossem crescer tanto, e enchi demasiado as 10 forminhas que tenho. Conclusão, cresceram tanto que os papéis subiram pela forma acima e desperdicei imensa massa, daí este aspecto. O bolinho que vêem foi feito com a massa que sobrou. E, esse sim, já está mais apresentável, apesar de ter ficado pequenino.

aqui tinha colocado uma receita de bolos de arroz, que gostei. Mas na minha opinião, esta fica mais parecida com os que se compram. Experimentem e digam a vossa opinião.Quem não tem as forminhas pode sempre fazer em formas de queques.


Ingredientes:

300 gr. farinha de arroz

100 gr. farinha maizena
100 gr. manteiga
300 gr. açúcar
200 ml leite
1 colher chá fermento em pó bem cheia
3 ovos

Preparação:
Com a batedeira bater a manteiga com o açúcar, acrescentar as gemas e bater novamente.

Colocar o leite, mexer, mas com uma colher ou batedor de ovos, juntar as farinhas com o fermento peneiradas e envolver.
Bater as claras em castelo e envolver no preparado.

Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC em forminhas ou em forma de bolo.


Aqui fica um pano de cozinha bordado por mim. Uma coisa muito simples. Admito que fazer ponto de cruz para mim é relaxante, apesar de pouco ou nada fazer actualmente. Gostaria de fazer mais, mas.....

Demorei imenso tempo a fazer, mas finalmente acabei.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line