5 ovos
125 gr. de farinha custard
170 gr. de açúcar
3 colheres de chá fermento em pó royal
125 gr. de margarina
500 gr. farinha trigo sem fermento
Canela em pó e açúcar para polvilhar
Preparação:
Com os ganchos compridos da batedeira (em forma de espiral), bater os ovos, a manteiga e o açúcar.
De seguida juntar as farinha e o fermento, misturar tudo.
Se necessário polvilhe as mãos com farinha para fazer as bolinhas. Colocar as bolinhas sobre papel vegetal num tabuleiro. Polvilhar com canela e açúcar. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºc durante 15 minutos.
As bolinhas crescem muito como se vê na foto.


Partir os ovos para um recipiente e bater com o batedor de ovos, tempera com um pouco de sal e pimenta.
Parta a linguiça às rodelas fininhas, e a fatia de queijo aos bocados.
Coloque o preparado e por cima espalhe as rodelas de linguiça e o queijo, reduza o lume para o mínimo, para que a omeleta vá cozendo sem queimar.
Estive mesmo para não postar esta receita, devido ao seu aspecto. Mas como ficaram tão bons, resolvi partilhar apesar disso. Afinal nem sempre as coisas correm bem, não é? E eu não sou excepção à regra!
Eu mesma levei um susto, quando a meio da cozedura olhei para dentro do forno e vi a massa a sair pelas formas fora, parecia que os bolos tinham vida própria. Mas a culpa foi toda minha. Isto porque nunca pensei que eles fossem crescer tanto, e enchi demasiado as 10 forminhas que tenho. Conclusão, cresceram tanto que os papéis subiram pela forma acima e desperdicei imensa massa, daí este aspecto. O bolinho que vêem foi feito com a massa que sobrou. E, esse sim, já está mais apresentável, apesar de ter ficado pequenino.
Já aqui tinha colocado uma receita de bolos de arroz, que gostei. Mas na minha opinião, esta fica mais parecida com os que se compram. Experimentem e digam a vossa opinião.Quem não tem as forminhas pode sempre fazer em formas de queques.

300 gr. farinha de arroz
100 gr. farinha maizena
100 gr. manteiga
300 gr. açúcar
200 ml leite
1 colher chá fermento em pó bem cheia
3 ovos
Preparação:
Com a batedeira bater a manteiga com o açúcar, acrescentar as gemas e bater novamente.
Colocar o leite, mexer, mas com uma colher ou batedor de ovos, juntar as farinhas com o fermento peneiradas e envolver.
Bater as claras em castelo e envolver no preparado.
Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC em forminhas ou em forma de bolo.
De tão boas que ficaram, que voaram, e não tinham asas.... Sim, é verdade. Mais houvesse, mais voavam...
Uma textura e sabor deliciosos, uma delícia. Façam e depois digam-me qualquer coisa.

500 gr. cenouras
2 ovos
200 gr. açúcar
Raspa de 1/2 limão pequeno
30 gr. margarina
3 colheres sopa bem cheias de farinha maizena
1 pau de canela, sal
Preparação:
Comece por cozer as cenouras descascadas em água temperada com sal e 1 pau de canela.
Assim que estiverem cozidas escorra e retire o pau de canela. Passe a varinha mágica para transformar em puré de cenoura.
Derreta a margarina para que esfrie.
Bater com a batedeira o puré de cenoura com o açúcar, as gemas, a raspa de limão e a margarina. Juntar a farinha maizena e mexer.
Bater as 2 claras em castelo e envolver no preparado sem bater.
Colocar em forminhas untadas e polvilhadas com farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºc.
Passados 15 minutos reduza a temperatura do forno para 180ºc. Estes demoraram cerca de 40 minutos a cozer. Mas depende do forno. Faça o teste do palito, e, se sair seco, estão prontos.
Retire-os do forno e com a ajuda do bico de uma faca passe à volta da queijada para ajudar a descolar das formas.
Deixe arrefecer e desenforme.Delicie-se!
Rendeu 12 queijadas.
Ingredientes:1 frango ou pedaços de frango da nossa preferência
1 saqueta de sopa de cebola Knorr
1 cerveja branca 33 cl
Azeite
4 dentes de alho esborrachados
Malagueta a gosto
Coentros frescos picadinhos (pus salsa seca)
Preparação:
Coloca-se dentro de um tacho espaçoso os alhos esborrachados e azeite a cobrir o fundo.
Quando os alhos ganharem cor, adiciona-se os pedaços de frango, envolve-se e deixa-se fritar um pouco. Junta-se o preparado da sopa de cebola ao frango, mexe-se e adiciona-se metade da cerveja, torna-se a mexer.
Vai ficar um molhinho um pouco espesso.
Servir e polvilhar com coentros (aqui como não tinha, polvilhei com salsa seca).
Servi com puré para aproveitar o molhinho.
- 0 - Agradec./Homenagem (6)
- 0 - Aniversário (12)
- 0 - Avental/crochet (2)
- 0 - Desabafo (5)
- 0 - Desafio (1)
- 0 - Dia Nacional Doente c/ Artrite Reumatóide (2)
- 0 - Dicas (2)
- 0 - Divulgação Blog (1)
- 0 - Empresa Fraudulentas (1)
- 0 - Fotos Cidade de Gaia (1)
- 0 - Horta Biológica (3)
- 0 - jardinices (3)
- 0 - Parcerias (15)
- 0 - Passeios em Portugal (5)
- 0 - Ponto de Cruz (11)
- 0 - Rubrica Quem fez o quê (46)
- 0 - Trabalhos Manuais-Macramé (1)
- 0 - WBD - World Bread Day (5)
- 0 - World Baking Day (4)
- Arroz (6)
- Atum (3)
- Bacalhau (19)
- Batatas (4)
- Cachorro (1)
- Carne - Alheiras (7)
- Carne - Almôndegas (1)
- Carne - Bola (1)
- Carne - Cabrito (1)
- Carne - Coelho (2)
- Carne - Croquetes (1)
- Carne - Fígado (1)
- Carne - Frango (36)
- Carne - Linguiça (1)
- Carne - Moelas (1)
- Carne - Peru (4)
- Carne - Porco (36)
- Carne - Salsichas (3)
- Carne - Vaca/Vitela (26)
- Castanhas (1)
- Chocolates - Bombons (2)
- Doces (22)
- Doces - Arrufadas (3)
- Doces - Bolinhos-Biscoitos (15)
- Doces - Bolos (111)
- Doces - Cheesecakes (2)
- Doces - Compotas (5)
- Doces - Crepes (2)
- Doces - Gelados (2)
- Doces - Halloween (1)
- Doces - Mousses (5)
- Doces - Natal (30)
- Doces - Pão/massas doces (8)
- Doces - Páscoa (13)
- Doces - Pastelaria (50)
- Doces - Pudins (9)
- Doces - Queques/Muffins (7)
- Doces - Regueifa Doce (1)
- Doces - Semifrios (5)
- Doces - Tartes (22)
- Doces - Tortas (13)
- Doces de colher (20)
- Empadão (4)
- Esparregado (1)
- Francesinha (2)
- Hambúrgueres (3)
- Mariscos (3)
- Massa (7)
- Massas - Lasanha (2)
- Omeleta (2)
- Ovos (1)
- Pão (2)
- Papas de Sarrabulho (1)
- Peixe (14)
- Petiscos/Entradas (6)
- Pizza (2)
- Polvo (2)
- Rissóis (2)
- Sopas (2)
- Sumo Natural Fruta (1)
- Tartes - Salgadas (2)
- Vídeos (9)
- waffles (1)
-
▼
2019
(30)
- ▼ Dezembro 2019 (4)
- ► Novembro 2019 (4)
- ► Outubro 2019 (3)
- ► Setembro 2019 (4)
- ► Agosto 2019 (1)
- ► Julho 2019 (1)
- ► Junho 2019 (3)
- ► Abril 2019 (1)
- ► Março 2019 (2)
- ► Fevereiro 2019 (1)
- ► Janeiro 2019 (1)
-
►
2018
(14)
- ► Dezembro 2018 (1)
- ► Novembro 2018 (2)
- ► Outubro 2018 (4)
- ► Setembro 2018 (1)
- ► Agosto 2018 (1)
- ► Junho 2018 (1)
- ► Abril 2018 (1)
- ► Março 2018 (1)
- ► Janeiro 2018 (1)
-
►
2017
(14)
- ► Dezembro 2017 (1)
- ► Novembro 2017 (2)
- ► Outubro 2017 (1)
- ► Setembro 2017 (1)
- ► Agosto 2017 (1)
- ► Junho 2017 (1)
- ► Abril 2017 (1)
- ► Fevereiro 2017 (1)
- ► Janeiro 2017 (2)
-
►
2016
(26)
- ► Dezembro 2016 (1)
- ► Novembro 2016 (2)
- ► Outubro 2016 (1)
- ► Setembro 2016 (1)
- ► Agosto 2016 (1)
- ► Julho 2016 (1)
- ► Junho 2016 (2)
- ► Abril 2016 (5)
- ► Março 2016 (3)
- ► Fevereiro 2016 (1)
- ► Janeiro 2016 (3)
-
►
2015
(46)
- ► Dezembro 2015 (3)
- ► Novembro 2015 (4)
- ► Outubro 2015 (5)
- ► Setembro 2015 (3)
- ► Agosto 2015 (3)
- ► Julho 2015 (1)
- ► Junho 2015 (1)
- ► Abril 2015 (6)
- ► Março 2015 (3)
- ► Fevereiro 2015 (2)
- ► Janeiro 2015 (12)
-
►
2014
(74)
- ► Dezembro 2014 (8)
- ► Novembro 2014 (7)
- ► Outubro 2014 (12)
- ► Setembro 2014 (7)
- ► Agosto 2014 (3)
- ► Julho 2014 (1)
- ► Junho 2014 (5)
- ► Abril 2014 (11)
- ► Março 2014 (2)
- ► Fevereiro 2014 (3)
- ► Janeiro 2014 (2)
-
►
2013
(41)
- ► Dezembro 2013 (3)
- ► Novembro 2013 (2)
- ► Outubro 2013 (3)
- ► Setembro 2013 (4)
- ► Agosto 2013 (3)
- ► Julho 2013 (2)
- ► Junho 2013 (2)
- ► Abril 2013 (3)
- ► Março 2013 (2)
- ► Fevereiro 2013 (5)
- ► Janeiro 2013 (5)
-
►
2012
(59)
- ► Dezembro 2012 (5)
- ► Novembro 2012 (3)
- ► Outubro 2012 (3)
- ► Setembro 2012 (3)
- ► Agosto 2012 (3)
- ► Julho 2012 (6)
- ► Junho 2012 (7)
- ► Abril 2012 (8)
- ► Março 2012 (2)
- ► Fevereiro 2012 (5)
- ► Janeiro 2012 (7)
-
►
2011
(77)
- ► Dezembro 2011 (6)
- ► Novembro 2011 (6)
- ► Outubro 2011 (4)
- ► Setembro 2011 (8)
- ► Agosto 2011 (11)
- ► Julho 2011 (6)
- ► Junho 2011 (3)
- ► Abril 2011 (7)
- ► Março 2011 (8)
- ► Fevereiro 2011 (5)
- ► Janeiro 2011 (5)
-
►
2010
(60)
- ► Dezembro 2010 (3)
- ► Novembro 2010 (5)
- ► Outubro 2010 (5)
- ► Setembro 2010 (4)
- ► Agosto 2010 (1)
- ► Julho 2010 (5)
- ► Junho 2010 (4)
- ► Abril 2010 (7)
- ► Março 2010 (6)
- ► Fevereiro 2010 (6)
- ► Janeiro 2010 (8)
-
►
2009
(69)
- ► Dezembro 2009 (11)
- ► Novembro 2009 (4)
- ► Outubro 2009 (6)
- ► Setembro 2009 (5)
- ► Agosto 2009 (8)
- ► Julho 2009 (10)
- ► Junho 2009 (8)
Perfil
Todas as fotos são da minha autoria (excepto as da "Rubrica Quem fez o quê"). Gosto de cozinhar, não me perguntem porquê. Relaxa-me estar enfiada na cozinha a inventar isto ou aquilo...
Darei a conhecer alguns dos meus trabalhos bordados em ponto de cruz, e outros trabalhos manuais... e o que bem me apetecer!
Contacto: ratolinha17@gmail.com







