Pesquisa personalizada
Aqui fica um pano de cozinha bordado por mim. Uma coisa muito simples. Admito que fazer ponto de cruz para mim é relaxante, apesar de pouco ou nada fazer actualmente. Gostaria de fazer mais, mas.....

Demorei imenso tempo a fazer, mas finalmente acabei.


Ai, ai, ai!!! Que maravilhosas queijadinhas de cenoura.

De tão boas que ficaram, que voaram, e não tinham asas.... Sim, é verdade. Mais houvesse, mais voavam...

Uma textura e sabor deliciosos, uma delícia. Façam e depois digam-me qualquer coisa.


Ingredientes:

500 gr. cenouras
2 ovos
200 gr. açúcar
Raspa de 1/2 limão pequeno
30 gr. margarina
3 colheres sopa bem cheias de farinha maizena
1 pau de canela, sal


Preparação:
Comece por cozer as cenouras descascadas em água temperada com sal e 1 pau de canela.

Assim que estiverem cozidas escorra e retire o pau de canela. Passe a varinha mágica para transformar em puré de cenoura.
Derreta a margarina para que esfrie.
Bater com a batedeira o puré de cenoura com o açúcar, as gemas, a raspa de limão e a margarina. Juntar a farinha maizena e mexer.

Bater as 2 claras em castelo e envolver no preparado sem bater.

Colocar em forminhas untadas e polvilhadas com farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºc.

Passados 15 minutos reduza a temperatura do forno para 180ºc. Estes demoraram cerca de 40 minutos a cozer. Mas depende do forno. Faça o teste do palito, e, se sair seco, estão prontos.

Retire-os do forno e com a ajuda do bico de uma faca passe à volta da queijada para ajudar a descolar das formas.
Deixe arrefecer e desenforme.Delicie-se!

Rendeu 12 queijadas.


Acreditem ou não, nunca tinha experimentado fazer frango com cerveja. Já tinha ouvido falar, mas como leva na receita sopa de cebola e não sou grande adepta dessas coisas instantâneas, nunca fiz. Até ver no blog Cozinha da Duxa. Gostei tanto do aspecto que disse a mim mesma vai ser desta. E foi.A única diferença é que usei uma cerveja branca em vez de preta e não coloquei água.

E só tenho a dizer que adorei, adorei, o sabor, o molho, tudo.

A repetir com certeza . Ora digam lá se não se come com os olhos.

Duxa obrigada pela partilha.

Ingredientes:
1 frango ou pedaços de frango da nossa preferência
1 saqueta de sopa de cebola Knorr
1 cerveja branca 33 cl
Azeite
4 dentes de alho esborrachados

Malagueta a gosto
Coentros frescos picadinhos (pus salsa seca)
Preparação:
Coloca-se dentro de um tacho espaçoso os alhos esborrachados e azeite a cobrir o fundo.
Quando os alhos ganharem cor, adiciona-se os pedaços de frango, envolve-se e deixa-se fritar um pouco. Junta-se o preparado da sopa de cebola ao frango, mexe-se e adiciona-se metade da cerveja, torna-se a mexer.



Assim que começar a ganhar fervura, diminui-se o lume para o frango cozer lentamente, coloque a malagueta e vá juntando a restante cerveja conforme for preciso até acabar. Não necessitei de juntar água.

Convém ir mexendo e vigiando durante a cozedura.
Vai ficar um molhinho um pouco espesso.
Servir e polvilhar com coentros (aqui como não tinha, polvilhei com salsa seca).
Servi com puré para aproveitar o molhinho.


Não ia fazer referência a este dia, porque dia da mulher na minha opinião é todos os dias. Mas tive de o fazer, pois decididamente as mulheres o merecem!!!

E, assim sendo, ofereço esta bela tulipa, a todas as MULHERES que por aqui passam em homenagem ao dia de hoje.

A tulipa é a minha flor preferida. Uma flor com aparência frágil, delicada, mas muito bela. Como muitas de nós.



Sem mais, deixo um Beijo enorme para todas vós.




Imagem retirada da net



Antes demais, quero começar por agradecer ao meu glutão (marido), como eu lhe chamo, pois é ele que devora a maior parte dos meus doces, e que tem a feliz sorte de não engordar (gostava de ser assim...). E que também se dispõe a experimentar as minhas experiências culinárias, coisas que nunca tinha feito, como esta pavlova e que resolvi experimentar, assim como outras comidinhas.

Já andava de olho nesta receita desde que vi a Nigella Lawson num programa da Sic Mulher a fazê-la. Se quiserem ver o vídeo da confecção da pavlova, podem vê-lo
aqui.
Fica uma sobremesa divinal, na minha oipnião.
Nota: Cresce ao cozer, ou seja o diâmetro inicial aumenta.


Depois de sair do forno já fria:
Antes de ir ao forno:

Ingredientes:
Para a base de merengue:
6 claras
300 gr. de açúcar
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de vinagre vinho branco
50 gr. de chocolate preto de boa qualidade
Para a cobertura:
Morangos
200 ml de natas
2 colheres sopa açúcar em pó


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.


Comece por bater as claras em castelo. Quando as claras estiverem espumosas, adicione o açúcar mas uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater até se dissolver por completo.

Espalhe o cacau em pó, o vinagre e o chocolate picado em pedacinhos.
Envolva tudo com cuidado até estar bem ligado com uma colher de pau.
Num tabuleiro de forno ponha uma folha de papel vegetal, desenhe um círculo com aproximadamente 23 cm de diâmetro, pode fazer isto pondo uma forma ou prato e com um lápis desenhar um círculo à sua volta. Unte com margarina o papel vegetal.

Espalhe o merengue dentro desse círculo, como se vê na foto.
Coloque no forno e imediatamente baixe a temperatura para os 150ºC.


Coza durante 1 hora a 1h15. Este demorou cerca de 1h e 10 minutos.
Decorrido esse tempo desligue o forno, entreabra a porta e deixe a pavlova arrefecer completamente lá dentro. Ela vai abater como se vê na foto, mas é mesmo assim. Fica estaladiça por fora e macia por dentro.
Enquanto arrefece, bata as natas e junte as 2 colheres de sopa de açúcar em pó. Leve ao frigorífico enquanto a pavlova arrefece totalmente.
Estando fria, retire para um prato de fundo liso e coloque as natas no meio.

Decore a gosto com morangos ou outra fruta qualquer.


A minha maneira de fazer massa à carbonara. Geralmente não costumo usar natas.

Fica muito saborosa e é um prato rápido de se fazer.

Ingredientes:

Para 2 pessoas:

+/- 150/180 gr. massa espirais

1 dente alho

Azeite, sal, pimenta preta

Bacon fumado

Queijo ralado

3 ovos

Preparação:

Coza a massa em água temperada com sal.

Escorra-a depois de cozida.

Num tacho pique 1 dente de alho, bacon às tirinhas e tape o fundo do tacho com azeite, leve ao lume no mínimo e junte a massa, mexa para envolver a massa no alho e bacon.

Retire e junte 3 ovos batidos, envolva-os na massa e tempere com pimenta. Junte o queijo ralado, leve novamente ao lume só 1 minuto e sirva.

Acompanhe com um bife de peru grelhado.


Desta vez perdi a cabeça!!! Como já disse anteriormente, prefiro os bolos secos só pela simples questão que não fazem tão mal. Mas, já há algum tempo que andava de olho num bolo deste género. Foi desta! E tenho mais em lista de espera, mas a seu tempo. Digam lá se não ficou bonito?




Ingredientes:
250 gr. açúcar
5 ovos
50 gr. margarina
190 gr. farinha com fermento
1 colher sobremesa fermento em pó
1 colher sopa de farinha maizena
100 gr. chocolate em pó

Cobertura:
150 gr. chocolate de culinária
200 ml de natas
Rollitos

Preparação:
Comece por derreter a margarina e deixar esfriar.
Bata o açúcar com as gemas, até obter um creme esbranquiçado.
Adicione a margarina, batendo mais um pouco.

À parte junte a farinha, o fermento, a maizena e o chocolate em pó. Se necessário, peneire tudo para não ter grumos.
Bata as claras em castelo.

Envolva (à mão com um rapa-tachos) no preparado as farinhas misturadas anteriormente e as claras, alternadamente até terminarem.

Unte com margarina uma forma redonda sem buraco, forre o fundo com papel vegetal e unte-o, polvilhe com farinha e verta o preparado na forma. Leve a cozer a 180ºC em forno pré-aquecido (demorou cerca de 50 minutos).

Desenforme e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, prepare o creme. Num tacho, coloque o pacote de natas e o chocolate partido aos cubos, leve ao lume brando e sem parar de mexer deixe que derreta o chocolate até que ferva. Assim que ferva desligue. Retire do lume e continue a mexer até que arrefeça um pouco.

Entretanto, corte o bolo ao meio e recheie com uma camada do creme de chocolate.

De seguida cubra a superfície do bolo com o restante creme (como se vê na foto).

Por fim, coloque os rollitos à volta e polvilhe em cima com açúcar em pó (como eram compridos cortei-os ao meio). Esta é só uma sugestão de decoração. Pode optar por uma outra.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line