Pesquisa personalizada
Esta receita retirei daqui, e, na minha opinião, apesar de já não comer este doce há muitos anos, pelo que me recordo, ficou bem parecido.
Geralmente encontra-se à venda em festas e romarias.
Dobrei a receita, pois não tinha uma forma pequena, logo tive de fazer na maior. Ficou um doce teixeira com o dobro do tamanho.
Ingredientes:

500 gr. açúcar amarelo (só pus 400 gr.)
500 gr. farinha trigo com fermento
500 ml de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de canela em pó
Preparação:
Comece por bater os ovos com o açúcar.Vá juntando a farinha aos poucos, alternando com o leite até acabarem, e, por fim junte a canela em pó.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºc num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga e polvilhado com farinha.


Este prato, é um daqueles que dá um pouquito de trabalho a fazer, mas que dá pouco trabalho a comer. É uma refeição simples, mas que cai sempre bem.

Ingredientes:

Para o puré:

Batatas (+/- 1,5 kg)

Leite

Manteiga

Sumo de limão, 1 gema de ovo e noz moscada

Recheio:

1 kg. Carne de vaca picada juntamente com 1 chouriço de vinho

Cebola, alho, polpa tomate, vinho branco, pimenta preta, sal, azeite, 2 folhas de loureiro, noz-moscada

Num tacho leve as batatas a cozer em água temperada com sal.

Enquanto cozem, leve a refogar num tacho uma cebola e um dente de alho em azeite, assim que começar a alourar junte a a carne de vaca picada, adicione 1 copo de vinho branco, as folhas de loureiro e polpa de tomate a gosto, mexa. Deixe estufar lentamente acrescentando água aos poucos. Tempere com sal e pimenta.Assim que estiver tenra, reserve.

Prepare o puré, começando por ralar as batatas no passe-vite.

Adicione uma colher sobremesa de manteiga, e acrescente leite aos poucos, mexa.

Acrescente leite até o puré adquirir uma consistência um pouco para o mole, mas não muito.Tempere com pimenta e um pouco de noz moscada em pó e umas gotas de sumo de limão.Leve ao lume novamente até que ferva, mas mexa sempre.

Numa assadeira de ir ao forno coloque uma camada de puré, por cima disponha a carne e por fim uma última camada de puré. Enfeite com azeitonas (eu não pus). Pincele com ovo batido e leve ao forno quente até alourar.


Olá!!! Tudo bem desde o ano passado? Espero que sim.
Muitas lambarices nas festas? Claro... Hihihihihih...
Cá estamos de novo para mais um ano de partilha de receitas. Sejam bem-vindas(os).
E, para começar aqui fica uma receita antiguinha dum bolo de mármore que é uma delícia.
Já tenho a minha "amiga" máquina fotográfica de volta...
Ingredientes:

200 gr. margarina (pus 150 gr. margarina e chegou)
200 gr. açúcar
200 gr. farinha trigo com fermento
1 colher chá de fermento em pó
4 gemas
4 claras
Raspa de 1 limão médio
80 gr. de chocolate em pó
20 gr. cacau em pó

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar, junte a margarina derretida e fria, e bata até obter um creme fofo.
De seguida misture a farinha com o fermento e, por último as claras batidas em castelo, mexendo debaixo para cima sem bater.
Divida a massa em 2 partes iguais: numa misture o chocolate em pó e o cacau; na outra a raspa do limão.

Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.Deite os dois preparados em camadas alternadas.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºc. Demorou cerca de 40 minutos a cozer.


Para quem quiser, ainda vai a tempo de tirar a receita para o Natal destes sonhos ou bolinhos de cenoura, como lhes quiserem chamar. São deliciosos, ficam sequinhos por dentro, macios, uma delícia mesmo. A receita original é da D.ª Carminda, uma pessoa muito especial. Contudo, alterei um pouco a receita, acrescentando a farinha maizena, e ficaram óptimos.
Rendeu cerca de 50 sonhos.
E, este ano fico por aqui, até porque, a minha máquina fotográfica teve de ir para a assistência, pois estava com problemas, ora funcionava, ora não.

E assim sendo a Ratolinha deseja um Bom Natal e Bom Ano Novo de 2011 a todos os que me visitam.
Beijinhos e até para o Ano.


Ingredientes:

1 kg. de cenoura
500 gr. açúcar (pus só 400 gr. e chegou)
400 gr. de farinha trigo com fermento
100 gr. farinha maizena
1 laranja média
4 ovos
2 colheres de sopa vinho porto (opcional)
1 pau de canela, sal
Açúcar e canela em pó para polvilhar


Preparação:

Cozer as cenouras descascadas em água temperada com sal e 1 pau de canela.

Assim que estiverem cozidas, escorra-as bem (de preferência deixe escorrer umas horas), e com a varinha mágica transforme em puré de cenoura.
Junte o açúcar, as farinhas, os ovos previamente batidos, sumo e raspa da laranja, o vinho do porto e bata tudo com a batedeira para misturar.

Frite pequenas colheradas do preparado (pois elas ao fritar crescem) em óleo quente (o lume não convém estar muito no máximo, pois os bolinhos queimam com facilidade).

Depois de fritos coloque-os a escorrer sobre papel absorvente e depois polvilhe-os com uma mistura de açúcar e canela a gosto.


Pescada cozida. Um prato muito simples de fazer, e que até gosto muito. Mas gosto ainda mais quando é regada com este molho que lhe chamo de molho fervido, pois foi assim que aprendi com a minha mãe. E vou vos dizer, este molho dá um paladar bem diferente à pescada e às batatas do que o simples azeite, que também é bom. Também fica muito bom em bacalhau cozido. Experimentem e digam.


Ingredientes:
2 Postas de pescada
Batatas
2 Ovos
Penca ou outro legume
Para o molho (para 2 pessoas):
1 cebola
Azeite, pimenta
Cominhos (cerca de meia colher de chá)
Colorau (cerca de meia colher de chá)

Preparação:

Limpe a pescada e lave os legumes e coza tudo em água temperada com sal, e assim que estiver cozido, escorra a água.
Prepare o molho: numa frigideira pique a cebola e coloque azeite abundantemente, pimenta a gosto, junte o colorau e os cominhos tudo em frio. Leve ao lume e deixe que ferva uns segundos até a cebola ficar com o aspecto da foto (cerca de 30 segundos), e já está.
Coloque por cima da pescada e do restante.


Como há sempre claras para gastar congeladas, hoje trago mais uma receita amiga das festas, umas farófias que, por acaso, nunca tinha experimentado fazer.
Gostei. É daquelas sobremesas que se mete à boca, fecha-se a boca e desapareceu, parece ar.
É leve, mas deliciosa.

Ingredientes:

4 claras + 4 colheres de sopa de açúcar
0,5 lt de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar

Para o creme:
1 colher sopa farinha custard para 250 ml leite
3 colheres de sopa de açúcar

Num tacho espaçoso, leve ao lume o leite, a casca de limão e o pau de canela. Mexa e deixe ferver.
Entretanto, bata as claras em castelo.
Quando as claras estiverem quase em castelo, junte as 4 colheres sopa de açúcar e bata até ficar firme.


Quando o leite estiver a ferver, baixe o lume e coloque colheres de claras no leite, poucas de cada vez (pois aumentam de volume a cozer).
Deixe cozer durante 30 segundos de cada lado e retire para uma travessa.

Retire do leite a casca de limão e o pau de canela. Coe o leite.
Do leite que sobrou, meça 250 ml litro para fazer o creme:
Leve leite com as 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher sopa de farinha custard ao lume e mexa sempre até ferver para engrossar um pouco.

Regue as farófias com o creme e polvilhe com canela. Deixe arrefecer e sirva.


Este doce é uma bombinha calórica sem dúvida alguma, mas, se só comermos um quadradinho, não faz mal. Geralmente é feito na época natalícia, por isso, aproveitem e experimentem.
Esta receita rende muito e, é feita com pão de trigo de Amarante (talvez pela textura que tem).


Ingredientes:

1 pau de canela
Casca de 1/2 limão
Meio litro de mel
2 litros de água
5 Pães (pão de trigo de Amarante)
250 gr. açúcar
1 cálice de vinho do porto
2 gemas
2 colheres de sopa de farinha maizena
Meio copo de leite
Uvas passas
Pinhões
Amêndoas
Nozes

Preparação:

Partir o pão aos bocados e levar a cozer na água com mel, açúcar, pau de canela, vinho do porto e casca de limão. Deixar cozer e mexer bem, depois de cozido, retire do lume e retire também o pau de canela e a casca de limão, ralar tudo com a varinha mágica.
Levar novamente ao lume, juntar os frutos secos e mexer bem.

Numa tigela colocar as gemas com o leite e a farinha maizena e misturar tudo, verta no preparado anterior e sem parar de mexer, deixe que ferva para que engrosse um pouco. Retire do lume, deixe arrefecer e coloque em pratos ou travessas. Polvilhe com canela.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas

Parcerias:

Chás, Compotas, Mel....

Comprar on-line